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Pós-graduação

Curso de Especialização em “Metodologia da Arte de Contar História”

Coordenadora Profª. Ms. Edvânia Braz Teixeira Rodrigues
Sub-coordenadora Prof.a. Ms. Silmara Ferreira Antunes

O projeto teve início previsto no mês de março/2005 e, apresenta os seguintes objetivos:

  • Implementar ações político-educacionais de incentivo à leitura, à produção de textos e sua interpretação por meio de diferentes linguagens: corporal, pictórica, cênica, musical...
  • Produzir, disseminar e estimular a produção de conhecimento científico, artísticos e tecnológicos na área educacional, por meio da arte essencial de “Contar Histórias”, numa perspectiva que leve em conta dos Contos Populares aos Contos Literários em seus diferentes gêneros.
  • Dominar os conceitos, habilidades e atitudes necessárias ao desenvolvimento do projeto pedagógico de formação do cidadão capaz de ler, compreender e interpretar textos literários como forma de ampliar sua visão de mundo, numa perspectiva de reconhecimento, identificação e respeito às diferenças individuais e sociais, aos níveis: sócio-econômico, cultural, étnico, religioso, de gênero...
  • Compreender a história do teatro brasileiro na perspectiva de apreensão do processo de valorização das artes cênicas no Brasil;
  • Intervir na concepção, planejamento, organização e avaliação do trabalho docente com competência teórico / prática, autonomia e compromisso político e social.
  • Proporcionar a formação de profissionais que sejam capazes de trabalhar com os recursos da “Arte de Contar Histórias” proporcionando aos seus alunos a oportunidade de conhecimento e exploração das diversas linguagens e formas de organização dos conteúdos advindos da leitura de obras literárias de diferentes gêneros.
  • Despertar o profissional para importância do resgate dos contos, brinquedos e folguedos populares, como forma de valorizar a cultura local, regional, nacional e internacional.
  • Intervir no processo educativo, utilizando metodologias de trabalho pedagógico que busquem o trabalho, interdisciplinar como forma de maior articulação teórico-prático.
  • Por meio da formação de novos contadores de histórias e novos grupos no âmbito escolar, divulgar textos literários e populares, da nossa cultura e de outras, de maneira descontraída e artística (a arte de contar histórias);
  • Proporcionar, aos mais diversos segmentos da nossa sociedade, o acesso ao texto literário, através de apresentações previamente combinadas;
  • Estimular no ouvinte o desejo de leitura do texto impresso (contar histórias – despertar leitores), por meio do contato com o texto transmitido oralmente,
  • Propiciar o desenvolvimento de projetos e pesquisas nas diversas áreas de conhecimento que permeiam o ato de contar histórias e o incentivo à leitura;
  • Propiciar coletas de contos populares em regiões determinadas, sempre em sessões públicas, como forma de valorização da cultura popular e incentivo à atividade de contar histórias.