
Dos contadores de historias e das historias dos contadores - Angela Barcellos Café
Profa. ÂNGELA BARCELOS CAFÉ - Artes Cênicas
Participou do grupo Gwaya – Contadores de Histórias/UFG, desde seu início, em 1993 até 2005. Graduada em Educação Física pela Esefego; especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFG e Mestra em Estudos do Lazer pela Unicamp. Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) de 1992 à 2001, no Colégio de Aplicação e na Escola de Música e Artes Cênicas, no curso de licenciatura em Artes Cênicas, desde 2001. Já atuou no ensino Básico por mais de vinte anos, incluindo experiências com creches e 3ª idade. Foi responsável pela criação de muitos grupos de Contadores de Histórias, por todo o Brasil, ministrando cursos e oficinas para profissionais de diversas áreas, deixando grupos de contadores que continuam atuando na área. Apresenta sessões de histórias em diversos eventos e locais, atendendo e/ou assessorando projetos relacionados ao tema. Prestou assessoria ao projeto Olho da Rua, aprovado pela Funarte e pela lei Roanet, na busca de matrizes de movimentos corporais, com base na capoeira Angola e na Dança dos Orixás, para encenação de Teatro de Rua.
Atualmente, coordena uma linha de pesquisa sobre Cultura Popular e Contadores de histórias, na UFG; coordena os estágios do curso de Artes Cênicas, nas modalidades de Bacharelado e Licenciatura; presta assessoria ao Ponto de Cultura COEPI na cidade de Pirenópolis, no projeto Ação Griô, fazendo a reorientação curricular para que os professores valorizem os saberes orais, como parte importante na formação do Ensino Básico; direção de peça teatral na oficina do espetáculo com o 4º ano de Artes Cênicas, com o texto escrito pelos alunos, sob sua orientação.
É autora do livro: “Dos contadores de histórias e das histórias dos contadores”, ed. Cegraf/UFG, 2005, resultado de sua pesquisa de mestrado.
Fonte: BDTD Ibict